Facebook

Facebook

Instagram

Instagram

Whatsapp

WhatsApp

Acessibilidade

(44) 3435-1221 / 3435-1222

prefeitura@planaltinadoparana.pr.gov.br

Horário de Atendimento: De Segunda à Sexta - Das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

NOSSA CIDADE / HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
 
HISTÓRIA
   

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE PLANALTINA DO PARANÁ

 

Segundos dados históricos do Município, os primeiros moradores que chegaram à região onde hoje se localiza o município foram Osvaldo Madalozzo, Alberto Pescador e Florentino Seconetto, que vieram de Erechim/RS, e famílias vindo de São Paulo e Minas Gerais, em busca de terras para o plantio de café. A colonização esteve a cargo da Imobiliária Agrícola Madalozzo pois estes se motivaram a encontrar novas terras para investimentos, Giácomo Madalozzo, em meados de 1950, interessou-se pela Norte do Paraná, cuja fama local, era a “febre do café”. Madalozzo era proprietário de uma Companhia Madeireira e dedicava-se na ampliação de filiais desta empresa em várias regiões.

 

Em 1951, Oswaldo Madalozzo, filho de Giácomo Madalozzo, mudou-se para Paranavaí com a incumbência de localizar na região um lugar em que pudesse implantar uma cidade. Após muitas procuras, encontrou um local entre Amaporã e Santa Isabel onde havia um proprietário com o mesmo interesse, Antônio Colombo. Em sociedade, Giácomo Madalozzo e Antônio Colombo foram registrar as terras para iniciar o projeto da planta da cidade, assim, começou a surgir Planaltina do Paraná. Após sessenta projetos da planta da cidade, começou a surgir Planaltina do Paraná. Após Sessenta dias de derrubada, colocaram fogo no mato e começaram as medições, logo em seqüência, iniciaram as procuras e investimentos no local escolhido.

Vendo que a população de Planaltina do Paraná aumentava, Giácomo Madalozzo começou a investir na infra estrutura, trazendo água e luz para a cidade. A Companhia Madalozzo contratou uma perfuradora de poços artesianos e, logo, a população estava sendo abastecida por água potável. E para a distribuição de energia elétrica, a companhia comprou um gerador.

 

Com a necessidade de um representante político para Planaltina do Paraná, Oswaldo Madalozzo, após muitas conversas, candidatou-se a vereador na segunda legislatura, sendo o terceiro mais votado. Foi como vereador de Paranavaí que ele conseguiu muitas coisas para Planaltina do Paraná, inclusive que sua localidade se tornasse distrito de Paranavaí. Em 1° de outubro de 1956, pela Lei Municipal n°. 157, Planaltina do Paraná foi criado como Distrito Administrativo de Paranavaí.

 

Com a visita do Governador do Estado, Moisés Lupion, comunicou a Oswaldo Madalozzo que ele teria que assumir o Poder Executivo da cidade (de 1956 a 1960). Assim, Madalozzo foi nomeado Prefeito Inventor no dia 05 de agosto de 1960, sob a Lei n°. 4.245, de 25 de julho de 1960. Oswaldo Madalozzo administrou a cidade até ela se tornar Município, em 1961. O município possui um distrito administrativo, Comur. Criado através da Lei Estadual nº. 4.245 de 25 de julho de 1960, e instalado em 12 de novembro de 1961, foi desmembrado de Paranavaí.

 

Planaltina do Paraná tem esse nome por estar localizada em planalto, e dada à existência da cidade de Planaltina, em Goiás.

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outros Artigos
» PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO
» DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO
» HINO DO MUNICÍPIO
Radar da Transparencia

Horário de Atendimento: De Segunda à Sexta - Das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

(44) 3435-1221 / 3435-1222

prefeitura@planaltinadoparana.pr.gov.br

Praça Giácomo Madalozzo, 234 - Centro - CEP: 87860-000 - PLANALTINA DO PARANA - Paraná